terça-feira, 17 de junho de 2008

Cosplay - Vivendo seu heroí


Como eu disse, a palavra 'cosplay' é uma espécie de abreviação para "costume play" (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar). Ou seja, o cosplayer se caracteriza como um personagem de algum livro, mangá, jogo ou filme que queira homenagear; representa a personalidade deste; e em alguns eventos pode até mesmo melhocompetir com outros cosplayers em concursos, embora o grande barato e diversão sejam a exposição e o contato social gerado dentro do ambiente. Um dos principais objetivos deste Hobby é fazer amigos.

Dizem que começou nos Estados Unidos da América em convenções de quadrinhos na decada de 70, quando fizeram uma promoção onde as pessoas com fantasias de Super-herois entrariam de graça. Com o passar do tempo foi se tornando uma tradição e um habito que se espalhou por todos os tipos de convenções envolvendo series ou personagens, principalmente as de "Jornada nas estrelas"Star Trek e "Guerra nas estrelas"Star Wars, aonde as pessoas fantasiadas se tornaram a principal atração com concursos de fantasia e interpretação de cenas dos filmes ou episodios revelando talentos de nivel profissional. Rapidamente se espalhou pelo mundo todo, chegando na Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão aonde o termo se popularizou e se espalhou especialmente em eventos e encontros de anime, mangá e videogames, respectivamente as animações e quadrinhos japoneses. Mas, sinceramente , o cosplayers japoneses são bem melhores que o dos americanos, entre nesse BLOG estrangeiro para ver a diferença.

É uma atividade da qual podem participar e divertir-se crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, sexo e condição social. O que é muito legal, você não precisa participar de concurso para vestir Cosplay , você pode ir aos eventos com a fantasia do personagem que quiser , mesmo não tendo as caracteríticas dele, só para se divertir. Nos eventos eu vi várias pessoas que eram de outra cor, que tinham deficiencias físicas e até de cadeira de rodas ; crianças e idosos , todos de Cosplay e o melhor de tudo se divertindo , essa é a graça.

No início as caracterizações eram quase em sua totalidade de personagens de animação, quadrinhos ou games japoneses, mas ao longo dos anos outras mídias foram incorporadas pelos fãs, como quadrinhos americanos, filmes ou livros, como por exemplo, Harry Potter ou Piratas do Caribe.


Cosplay Profissional

Existem os cosplayers que vestem os personagens com toda fidelidade possível. Participam de apresentações e torneios onde ganham prêmios e até particpam de torneios mundiais , o principais são a Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão e a World Cosplay Summit, no mundo todo.

No Brasil os sites Arquivo Cosplay Brasil e Cosplay Party Br foram alguns dos pioreiros a tratar do hobby no Brasil. Em 2002 ambos se uniram, formando o Cosplay Brasil, que reúne a maior comunidade de praticantes e simpatizantes do hobby, com mais de 4 mil membros.
O Anime Friends, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos é o maior concurso de cosplay do Brasil. Foram mais de 1.200 concorrentes inscritos em seis categorias em 2007. O segundo maior é o Anime Dreams com mais de 800 inscritos em um único evento (2007).

A mesma Yamato Comunicações e Eventos organiza o maior concurso de cosplay individual do Brasil, o YCC - Yamato Cosplay Cup. Ele é único que agrega competidores de todas as regiões do país.

A mesma Yamato organiza o Circuito Cosplay, mais tradicional competição de cosplay do país, que está atualmente em sua quarta edição. Em 2005 a vencedora foi Petra Leão, em 2006 Thaís Jussim e em 2007 Andressa Miyazaki.

A Editora JBC organiza o WCS Brasil que reúne 15 duplas de todo o país para competir para saber qual a melhor do país que vai representar-nos na final que é realizada no Japão. Uma vaga é da dupla vencedora do ano anterior, treze são distribuídas por eventos parceiros e uma sai em uma repescagem. Em 2007 teve uma média de 4 ou 5 duplas inscritas por seletiva. Em 2006 os irmãos Mauricio e Mônica Somenzari venceram tanto a etapa brasileira, quanto a japonesa da competição. Em 2007 Marcelo Fernandes e Thaís Jussim venceram no Brasil. O site Otaku Riders organizou a cobertura completa da edição 2007, filmando e fotografando todas as duplas participantes, além de entrevistar os cantores convidados e a cosplayer convidada internacional, Francesca Dani.

Toscosplay e Cospobre


Toscosplay é a arte de fazer cosplay tosco, cosplays engraçados cujos donos tiveram a intenção de fazê-los engraçados. Cospobre é a arte de fazer cosplay, do mesmo modo que o toscosplay: engraçado, porém, com baixos custos.

Nesse segmento, o acabamento da fantasia não é o mais importante, mas sim a intenção, a originalidade, a irreverência. As fantasias podem ser feitas com materiais pouco nobres, como papelão e celofane ou bons materiais mas com personagens impensados como os cubinhos dos jogos de tetris.

O termo ficou famoso graças a um fotolog de mesmo nome que data de Janeiro de 2004 e ainda continua em atividade. A partir daí, tornou-se referência para os apreciadores de cosplay mal acabados mas, por sua própria natureza, extremamente bem-humorados.

Aqui posto um vídeo com os Cosplayers de tudo quanto é tipo e idade, vale a pena , muito legal viver seu personagem preferido, por um dia , o legal é brincar sem zoar!!! =^.^=



Nenhum comentário: