domingo, 18 de maio de 2008

New Order


Ontem eu estava assistindo a VH1 e passou um show ao vivo do New Order em Nova York, isso me trouxe muitas lembranças da minha pré- adolescencia. New Order sempre teve uma batida eletrônica muito legal pra mim ; dancei muito nas danceterias da vida na minha era New Wave, quem não conhece eu vou contar e mostrar um pouco aqui pra vocês.

A Historia
(Wikipedia)

New Order era uma banda pós-punk de música electrónica inglesa formada em 1980 pelos ex-integrantes dos Joy Division após o suicídio do vocalista Ian Curtis e que acabou em 2007. É considerada a pioneira na união do rock com a música electrónica e foram uma das maiores difusoras da música electrónica, ao lado de bandas como os Depeche Mode e os Pet Shop Boys.

Formados no início da década de oitenta em Manchester (Inglaterra), os New Order eram constituídos inicialmente por três membros dos Joy Division, cuja carreira foi prematuramente interrompida com o suicídio do vocalista Ian Curtis, em maio de 1980. Os membros remanescentes dos Joy Division, Bernard Sumner (guitarra), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria) decidiram continuar, apesar da tragédia, e optaram por mudar o nome para New Order, denominação que deveria passar a ideia de mudança e renascimento, mas que despertou suspeitas entre os jornalistas sobre as filiações políticas do grupo ("Nova Ordem" era o que Adolf Hitler pretendia impor à humanidade caso tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial).

Em junho de 1980, Sumner, Hook e Morris fizeram a sua primeira gravação de estúdio acompanhados por Kevin Hewick. A faixa resultante desse trabalho, Haystack, foi editada na coletânea From Brussels With Love. A canção foi uma das primeiras a fazer parte do novo material que o trio vinha compondo logo após a morte de Ian Curtis. Uma segunda música, A Piece of Fate, também foi gravada com a participação de Hewick, mas este fonograma nunca viu a luz do dia. Kevin produziu esta faixa ao longo dos anos e ela foi lançada pelo cantor em 1993 com o nome No Miracle. No mês seguinte, a banda faria algumas gravações no famoso estúdio da banda Cabaret Voltaire, o Western Works, em Sheffield (UK). As famosas Western Works Demos continham uma música que vinha sendo trabalhada ainda com os Joy Division (Ceremony, que na demo aparece cantada por Stephen Morris) e, ainda, mais três faixas totalmente novas (Truth, Dreams Never End e Homage).

Após algumas apresentações ao vivo como trio, Gillian Gilbert foi integrada à banda para tocar teclados e guitarra, enquanto Bernard Sumner se consolidava no posto de vocalista, ocasionalmente divido com Peter Hook. Gillian fez sua primeira participação no grupo quando ainda se chamavam Joy Division: num concerto em Liverpool, por causa de um acidente em que Sumner feriu a mão, ela substituiu-o na guitarra.


O primeiro single dos New Order, lançado em 1981, continha duas músicas escritas ainda nos tempos dos Joy Division, mas que ainda não tinham sido terminadas por causa da morte de Curtis: "Ceremony" e "In a Lonely Place". Em setembro do mesmo ano, pela Factory Records, editora independente que os abrigava desde 1978, lançam o compacto "Procession", que antecedeu o lançamento de "Movement", o primeiro álbum, em novembro.
As músicas que eu mais gostava era Blue Monday, True Faith, Bizarre Love Triangle e Love Will Tear us Apart

O New Order não acabou. É isso o que Bernard Summer e Stephen Morris, membros da banda, estão dizendo. Tudo porque o baixista Peter Hook andou dizendo na imprensa que o grupo estaria se separando.

“Após 30 anos como uma banda, nós estamos muito desapontados por Hook ter decidido ir à imprensa anunciar, de maneira unilateral, que o New Order havia se separado”, disse a dupla ao semanário britânico NME.

Eles continuam: “Ele não fala por toda a banda. Desta forma, nós só podemos entender que ele não quer mais fazer parte do New Order”.

Apesar de terem batido o pé contra o fim do grupo, a dupla não revelou quais são os planos do New Order daqui para frente.
(MTV Brasil)

As minhas músicas prefeirdas são Blue Monday, Bizarre Love Triangle, True Faith e Love Will Tear Us Apart; posto vídeos dessas duas últimas para conhecerem:



True Faith



Love Will Tear Us Apart - Live

Nenhum comentário: