sábado, 22 de março de 2008

Garage Kit e Gashapon



Segundo definição do professor Marcos Vini, existem dois tipos de garage kits. O primeiro se refere às peças que reproduzem em escala elementos do cotidiano, que sãoconfeccionadas para os adeptos do modelismo, e que vão desde os acessórios para compor cenários até reproduções de modelos completos, tais como carros, aviões, blindados e naves.

O segundo tipo é representado pelo grupo de estátuas cujas imagens se relacionam a filmes, TV, quadrinhos, desenhos animados e cultura pop em geral.


Garage kit recebeu esse nome porque no começo ele era feito por modelistas artesanalmente em garagens ou locais parecidos; por isso recebeu o nome de Garage Kit, que significa kit de garagem.
Ricos em detalhes , os Garage Kit costumam a ficar identicos ou proximos aos personagens de anime, manga e tokusatsu.

O garage kit é feito de resina, e mesmo com tanta tecnologia ainda é feito de madeira artesanal.
Pode-se adquirir um garage kit ou desmontado, onde tem que se lixar, acertar encaixes, consertar, pintar e colar,
comprando os materiais separadamente; ou pronto já montado e pintado por outra pessoa.

Claro que essa segunda opção é a mais cara, porque o modelista que for montar o garage kit , vai incluir a mão-de-obra no preço.
Diferente de figuras industrializadas (action figure, gashapon, etc.) , o garage kit não deve ter linhas de molde e defeitos após a montagem e pintura , pois, lixar e dar acabamento é justamente que a resina permite ao modelista.
Mas para não perder a originalidade que parecia ser traço daqueles que adotaram esse estilo, os Garage Kits não são fabricados em grande escala, sendo feitos e vendidos como um tipo de quebra-cabeça que é chamado de model-kit. Algum tempo depois, os garage kits começaram a ser chamados também de Resin kits.

O que são Gashapons?

Gashapons são máquinas japonesas normalmente expostas em fliperamas e à frente de lojas e restaurantes que oferecem, em troca de uma ficha, bonecos feitos de plástico PVC, bastante detalhados e montáveis.

O nome surgiu de duas onomatopéias em japonês: gacha - giro da alavanca; e pon - o som do brinquedo ao cair. Os bonecos vêm dentro de pequenas cápsulas, muitas vezes também detalhadas e coloridas. Cada máquina é tematizada com personagens - ou monstros - de animês, mangás ou jogos de video-game.

Colecionar gashapons se tornou uma febre no Oriente, durante a década de 90, conquistando não só as crianças, mas também os adultos. Hoje em dia existem até mesmo máquinas proibidas para menores de 18 anos de idade, que contém bonecos de garotas nuas ou semi-nuas, em posições sexualmente explícitas.

Em Tóquio surgiram, também, lojas especializadas que vendem coleções completas de certas máquinas de gashapons, por um preço bem mais elevado que uma ficha, que custa em média 200 ienes. Essa é a única maneira, porém, que alguns colecionadores encontram para completar os seus conjuntos.
Aqui no Brsil encontramso gashapoms e ate mesmo garage kits nos eventos de animes ou em lojas especializadas, muitas encontradas nao Bairro da Liberdade em São Paulo. Eu encontrei alguns sites que encomendam:

gashapons
japan exprees -gashapons,miniaturas,action figures
GaraGe Kit
Garage kit e gashapon - e um pouco de tudo
Toys - de anime ate comix



Um comentário:

Anônimo disse...

valeu a explicação

agora é só ajuta um grna pra compra no A.F.